Alcoólatra funcional

Imagine um alcoólatra; o que vem à mente? Alguém que não consegue se segurar em um emprego, alguém que afasta todos ao seu redor, ou talvez alguém que perdeu tudo, sentado em algum lugar bebendo algo enrolado em papel pardo?

Esqueça tudo o que você sabe sobre alcoolismo. É uma doença complexa que afeta a todos de forma um pouco diferente. Você pode ter um ótimo emprego e ainda assim ser um alcoólatra. Você pode se dar bem na vida e ainda assim ser um alcoólatra. Aqui vão alguns pontos a serem observados:

1. Eles não acham que possuem um problema.

Na maioria das vezes, porque existem exemplos negativos seríssimos de estereótipos de pessoas alcoólatras ao redor do alcoólatra funcional faz com que ele não ache que possui um problema. Eles se dão bem na vida e se dão bem no trabalho. “O que tem se eu tomar algumas cervejas após o trabalho?”. A verdade é que alcoolismo funcional ainda é alcoolismo.

2. Eles podem até não beber constantemente, mas não conseguem se controlar quando começam.

A maioria dos alcoólatras funcionais não bebe o tempo inteiro. Eles acordam, deixam as crianças na escola, vão para o trabalho, voltam para casa, conzinham o jantar, abrem uma garrafa de vinho e bebem até não sobrar nada. O fato é: quando eles bebem, não conseguem se controlar.

3. Eles têm problemas para se lembrar das coisas.

A maioria dos alcoólatras, funcionais ou não, experimenta um decréscimo de memória resultante do álcool que bebem. Mesmo não estando completamente bêbados, eles corriqueiramente não conseguem se lembrar com quem estavam, o que disseram, ou o que fizeram.

4. Eles se irritam quando não bebem.

Um sinal claro de alcoolismo é a dependência da droga, que cresce gradativamente. Alcoólatras podem se sentir ansiosos, nervosos, irritados e fisicamente desconfortáveis se negado o acesso ao álcool durante muito tempo. Eles também podem suar muito, ter batidas do coração aceleradas e até mesmo a morte pode ocorrer.

5. Eles deixam a comida de lado pelo álcool.

Ás vezes, alcoólatras funcionais podem usar uma refeição como desculpa para beber. E outras vezes ainda, alcoólatras podem simplesmente trocar qualquer comida completamente por bebida.

6. Eles mentem para esconder seu uso abusivo do álcool.

Alcoólatras funcionais ás vezes irão esconder seu alcoolismo contando histórias e mentiras no que diz respeito ao que eles estiveram fazendo. Ao invés de dizer que foram ao bar, devem dizer que estavam presos no trânsito ou no trabalho.

7. Eles isolam a si mesmos.

Alcoólatras funcionais as vezes irão subtrair-se parcialmente ou completamente de funções não essenciais, como jantares em família, festas de aniversário, etc. Eles se isolam como uma tentativa de poderem beber o quanto quiserem sem serem julgados.

8. Eles sempre têm uma desculpa.

Negação e hostilidade, quando falham em esconder que estavam bebendo, costuma levar a desculpas. Eles estão simplesmente tentando fugir do julgamento ou opiniões quanto à seu costume de beber. Eles sempre possuem uma reação para justificarem sua bebedeira.

Fonte: higherperspectives.com

*ThetaHealing Institute of Knowledge® e Think®: trademarks of Nature Path Inc

**ThetaHealing® and ThetaHealer® are registered trademarks of THInK at http://www.thetahealing.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s